Exames Complementares - Avaliação Auditiva
MEATOSCOPIA DIGITAL FOTOGRAFADA é um exame de inspeção visual do conduto auditivo externo e da membrana timpânica. É realizado por meio de inserção de um otoscópio digital no conduto, totalmente indolor ao paciente. Conseguimos fotografar a membrana timpânica durante este exame para posterior análise e para enviar ao médico solicitante.
AUDIOMETRIA TONAL é um exame que avalia a capacidade auditiva do indivíduo através de estímulos acústicos. Esses estímulos são transmitidos por um fone de ouvide e um vibrador sonoro. Por ser um exame subjetivo o paciente deverá indicar ao examinador, através de um gesto, todas as vezes em que perceber o som. Com este exame classifica-se a audição como normal ou em casos de perda auditiva (o seu grau e tipo de perda).
AUDIOMETRIA VOCAL também chamada de Logoaudiometria (SRT + IRF), é um exame de grande importância na avaliação da audição e tem por objetivo detectar o limiar de recepção e do índice de reconhecimento da fala do indivíduo. É um teste que ajuda o profissional a avaliar a capacidade do paciente para compreender a fala. No exame o paciente ouve palavras que deverá repetir ao examinador.
IMITANCIOMETRIA (com nome atual IMPEDANCIOMETRIA) é um exame rápido e fácil de ser feito, que ajuda a avaliar as condições do tímpano, dos ossículos da orelha média (martelo, bigorna e estribo) e da tuba auditiva (canal de comunicação entre o nariz e os ouvidos). Neste exame é colocado uma sonda emborrachada no ouvido do paciente, realizada uma leve pressão e acionados sons (apitos). O paciente não precisa dar respostas neste exame.