ESTOU COM TONTURA, E AGORA?
A maior dúvida que ouço em meus pacientes é: assim que se inicia uma crise de tontura, o que fazer? quem procurar? onde buscar ajuda?
Vamos lá...
A primeira e mais importante coisa a fazer no início é buscar uma avaliação médica, seja com um clínico geral (em um Postinho de Saúde, UPA ou Pronto Atendimento), ou com algum médico especialista: otorrinolaringologista, neurologista ou geriatra.
O médico irá avaliar o que está acontecendo para assim poder definir o melhor tratamento para o seu caso. Atualmente temos diversos tipos de tratamento que podem ser usados individualmente ou em conjunto: medicação, reabilitação vestibular, controle alimentar, atividade física.
Na crise inicial da tontura podemos ter sintomas secundários associados que geram muito mal-estar como: sudorese, náuseas, vômitos, cefaléia, zumbido, alterações visuais, taquicardia.
Muitas vezes na crise inicial os médicos optam por medicar o paciente, inibindo esses sintomas e posteriormente solicitam exames complementares (audiometria, impedanciometria, vectoeletronistagmografia, testes de posição e posicionamento, entre outros) para entender o que está de fato acontecendo no sistema vestibular em crise.
Após a avaliação e os exames os médicos podem definir uma linha de tratamento adequada para o caso, tentando sempre a melhora total dos sintomas.
Portanto, sempre digo a quem me procura: procure ajuda, pois tontura tem cura e tratamento.
Fgª Roberta Nishi Coelho - CRFᵃ 2: 14.153
Aprimoramento na Área de Fonoaudiologia Hospitalar pelo Hospital de Base de São José do Rio Preto - FAMERP
Aperfeiçoamento na Área de Audiologia Clínica e Reabilitação Vestibular pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto - USP
Especialização em Audiologia Clínica pela Universidade de Ribeirão Preto
Instagram: @fonorobertanishi